sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Porque Aracati está fora o I Talentos do Ceará?

Quem puder responder, faça o favor de esclarecer.


No dia 12 de dezembro de 2007, o secretário estadual da cultura, Auto Filho, assinou o edital Talentos do Ceará.

Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o Talentos do Ceará seleciona 576 bolsistas que possuem destacada atuação em 60 localidades do interior do estado, de bairros da capital cearense e de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. As bolsas destinam-se a artistas e educadores sociais com renda inferior a meio salário mínimo. Ao todo, serão R$ 2.224.800,00 em investimentos de capacitação, formação e geração de renda na área cultural.

São quatro categorias de bolsas: Agentes Culturais (a 120 jovens e adultos com perfil empreendedor e de liderança comunitária), Bolsa Artista (para 300 jovens e adultos com vocações artístico-culturais, que apresentem potencial para gerar produtos e serviços culturais viáveis para sua região e mercado cultural do Ceará), Bolsa Memória (a 120 pessoas com idade acima de 60 anos, considerados “guardiões” da memória oral de suas comunidades, para repassarem seus saberes a respeito da cultura e história local para comunidade), e Agentes Regionais (a 36 jovens e adultos com escolaridade de nível médio ou universitário entre 18 a 30 anos, também com perfil de liderança e capazes de atuarem na articulação e no fortalecimento cultural nas macro-regiões em que vivem).

No entanto, na lista dos municípios a serem contemplados não consta a cidade de Aracati. Encaminhamos mensagem eletrônica a Secretaria de Cultura do Estado, solicitando esclarecimentos.

Para aprofundamento do assunto acesse www.secult.ce.gov.br e clique sobre o link editais situado na lateral direita do site.



2 comentários:

Forum Permanente de Cultura de Aracati disse...

Com certeza, deve ter sido dado o mesmo descaso com que foi tratada a questão do Selo Unicef, na edição de 2006 que o Aracati ficou com nota zero na mapeamento cultural da cidade. Imaginemos uma cidade gestante eternamente de cultura e arte receber nota zero no mapeamento cultural do Selo Unicef. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A gente às vezes tem de de rir para não chorar com tanto descaso. Não se preocupem que estou expondo detalhadamente no meu livro que, com certeza, o lançarei daqui para junho/2008 e nele conto toda a minha experiência no período em que estive secretária de educação de Aracati e no relato está também o porquê de Aracati não ter sido contemplado com a IV edição do Selo Unicef. Aguardem-me, colegas e vamos começar o trabalho de conscientização política com os nossos jovens eleitores para tirarmos o Aracati do marasmo e da indigência intelectual por que passa. A limpeza tem de ser do Executvio ao Legislativo e é urgentíssimaaaaaaaaaaaaaaaaa! Unamo-nos que juntos conseguiremos. Abraços Festivos de um Ano Novo em tudo, se Deus quiser. Profa. Célia Bernardo

Forum Permanente de Cultura de Aracati disse...

Prezados amigos,
Jamais poderíamos imaginar que Aracati estivesse fora de qualquer programa destinado à cultura. Várias vezes estivemos aí e todas as vezes saimos embebidos em cultura de raiz brasileira, de histórias da vida do nordeste Cearense, de contos, de nomes de escritores e poetas, de lutas pela preservação da memória e apresentamos espetáculos e demos cursos de teatro e nos relacionamos com a população através da arte e nos relacionamos com outras pequenas cidades através da arte... o que houve? Por favor, nos digam como podemos colaborar com a reversão deste absurdo esquecimento ou descuido do poder público, que mais uma vez revela o quão despreparado está para alcançar a dimensão do que a população produz, cria e exerce culturalmente em sua própria cidade.
Que se reveja o equívoco e se reconstrua qualquer realidade.
Estamos à disposição,
Um forte abraço,
Tiche Vianna
BARRACÃO TEATRO
Campinas/SP